Sábado – Pense por si

"Portugueses têm muito dinheiro investido aí", diz Marcelo à presidente da TAP

Lusa 08 de setembro de 2021 às 21:44
As mais lidas

Presidente da República cruzou-se com a presidente executiva da companhia aérea numa esplanada em Cascais, a quem desejou boa sorte na TAP, cujo plano de reestruturação será apresentado "em breve".

O chefe de Estado cruzou-se hoje em Cascais com a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, a quem desejou boa sorte, realçando que "os portugueses têm muito dinheiro investido" na transportadora aérea nacional.

Reuters

A saída da reunião do Conselho de Estado, na Cidadela de Cascais, no distrito de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa encontrou Christine Ourmières-Widener numa esplanada e os dois trocaram algumas palavras, em francês, registadas por alguns órgãos de comunicação social.

"Tentamos fazer o melhor. Trabalhamos muito", declarou Christine Ourmières-Widener ao Presidente da República, de acordo com imagens transmitidas pela RTP.

Marcelo Rebelo de Sousa respondeu-lhe que viu na televisão que a nova equipa executiva da TAP preparou um plano de reestruturação para apresentar ao conselho de administração da empresa e considerou que "é muito importante que corra bem" esse processo.

Dirigindo-se aos jornalistas, em português, o chefe de Estado reforçou: "É fundamental que corra bem. É muito importante para o país que corra bem".

A presidente executiva da TAP concordou que isso "é muito importante" e acrescentou que o plano será apresentado "em breve", sem indicar nenhum prazo, e que a sua equipa está com "muita energia e muita paixão".

"Boa sorte. É também boa sorte para Portugal. Portugal tem aí, os portugueses têm muito dinheiro investido aí", disse-lhe Marcelo Rebelo de Sousa, despedindo-se.

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.