Sábado – Pense por si

葡萄牙的新东家: Os novos donos de Portugal

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 05 de abril de 2018 às 07:00

A influência do capital chinês não vai parar de aumentar. Quem já cá está quer comprar mais, há o interesse pela economia do mar e investidores a chegarem a todas as partes do país. Também há riscos – e uma estratégia chinesa para não levantar ondas.

"Estamos de olho neste projecto", diz Guan Qing. Guan é gestora em Portugal do China Development Bank (CDB), o banco público chinês para infraestruturas, financiador em Portugal da EDP e da REN – o projecto de que fala é a expansão do porto de Sines. Estamos no final de Março, em Lisboa, numa conferência organizada para ajudar a casar duas partes que se cortejam: o governo chinês, interessado na riqueza e no valor geoestratégico da zona económica marítima portuguesa, a maior do mundo; e o governo português, que quer atrair capital para os portos e para a exploração do mar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.