Sábado – Pense por si

Governo só aprovou 16 pré-reformas no Estado

SÁBADO
SÁBADO 13 de janeiro de 2022 às 07:51
As mais lidas

Os programas setoriais ficaram pelo caminho e o Ministério da Administração Pública revela que aprovou 16 dos 48 pedidos que analisou. Perfil dos candidatos, critérios de aprovação, e o valor que está a ser pago, entre 25% e 100% da remuneração-base, não são revelados.

Está entre as promessas inscritas no programa eleitoral do PS que gerou mais expetativa entre os funcionários públicos, já que permitiria deixar de trabalhar a partir dos 55 anos sem cortes nas futuras pensões. Os programas setoriais que poderiam desbloquear as pré-reformas não chegaram a avançar e, dois anos depois da primeira regulamentação geral, o Ministério da Administração Pública (MMEAP), que decide os pedidos com as Finanças, aprovou 16 dos 48 pedidos que recebeu, segundo dados solicitados pelo Negócios.

António Costa e Alexandra Leitão
António Costa e Alexandra Leitão Lusa

Leia mais no Jornal de Negócios.

Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.