Sábado – Pense por si

UEFA abre processo contra José Mourinho por insultar árbitro

Andreia Antunes com Ana Bela Ferreira
Andreia Antunes com Ana Bela Ferreira 02 de junho de 2023 às 18:16
As mais lidas

O treinador da Roma foi acusado pela UEFA de usar linguagem abusiva contra os árbitros. Mourinho foi filmado, após a derrota contra o Sevilha na final da Liga da Europa.

A UEFA abriu um processo contra o treinador português José Mourinho. Foi filmado na garagem do estádio, a confrontar os árbitros com insultos, após a derrota na final da Liga Europa, na quarta-feira. "Nem o Rosetti foi capaz de dizer que não era [penálti]" foi uma das queixas feitas por Mourinho.

REUTERS/John Sibley

O árbitro Anthony Taylor começou a atrair atenção após a Roma ter falhado um penálti e ao mostrar 14 cartões amarelos durante o jogo, o maior número na Liga da Europa. No dia seguinte ao jogo, circularam vídeos nas redes sociais de vários adeptos do clube Serie A a assediarem o árbitro e a sua família. Foi necessário que as forças de segurança os levassem para uma área segura.

Os adeptos da Roma foram acusados de fazer danos e de disturbar a multidão. Os apoiantes do Sevilha foram acusados de invasão de campo, depois de Gonzalo Montiel marcar o golo da vitória. As claques das duas equipas foram acusadas de mandar fogos-de-artifício e objetos.

O Sevilha conquistou pela sétima vez a competição da Liga Europa, ao derrotar a Roma nos penáltis, por 4-1. José Mourinho perdeu a sua primeira final europeia, não podendo Roma classificar-se para a próxima Liga dos Campeões.

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres