Sábado – Pense por si

Olímpicos. Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistam medalha de ouro em ciclismo madison

Os atletas portugueses disputaram a prova de madison, na que foi a estreia olímpica de Portugal na disciplina. 

O ciclista Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram a medalha de ouro em ciclismo madison nos Jogos Olímpicos de Paris. É o sexto título olímpico do desporto português, depois dos cinco no atletismo, no 32.º pódio luso de sempre.

José Sena Goulão/Lusa

Na estreia lusa em provas masculinas de pista, Iúri Leitão e Rui Oliveira juntam-se a Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nélson Évora e Pedro Pichardo, todos campeões olímpicos no atletismo.

Depois da medalha de prata de Iúri Leitão no omnium, a dupla lusa somou 55 pontos, nas 200 voltas à pista do Velódromo Saint-Quentin-en-Yvelines, mais oito do que a Itália, com Simone Consonni e Elia Viviani, segunda classificada, enquanto a Dinamarca, com Niklas Larsen e Michael Moerkoev, terminou no terceiro posto, com 41.

Iuri Leitão é o primeiro português a ganhar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos

Iúri Leitão: "Acabámos por surpreendê-los no final"

O ciclista Iúri Leitão afirmou aos jornalistas que o segredo passou por guardar as energias: "Tentámos guardar ao máximo porque sabíamos que a prova ia ser muito fatigante e acabámos por surpreendê-los no final." "Todos os desportistas sabem que são 95% dias maus e 5% dias maus. Conseguir chegar aqui parece um pouco impossível", frisou. 

Rui Oliveira disse estar "sem palavras", para mais tarde mencionar que "não estávamos no top 7 das equipas favoritas": "Arriscámos nas últimas 50 voltas. As últimas 30 voltas foram nossas, senti que estávamos mais fortes."

Artigos Relacionados
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.