Sábado – Pense por si

Olímpicos. Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistam medalha de ouro em ciclismo madison

Os atletas portugueses disputaram a prova de madison, na que foi a estreia olímpica de Portugal na disciplina. 

O ciclista Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram a medalha de ouro em ciclismo madison nos Jogos Olímpicos de Paris. É o sexto título olímpico do desporto português, depois dos cinco no atletismo, no 32.º pódio luso de sempre.

José Sena Goulão/Lusa

Na estreia lusa em provas masculinas de pista, Iúri Leitão e Rui Oliveira juntam-se a Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nélson Évora e Pedro Pichardo, todos campeões olímpicos no atletismo.

Depois da medalha de prata de Iúri Leitão no omnium, a dupla lusa somou 55 pontos, nas 200 voltas à pista do Velódromo Saint-Quentin-en-Yvelines, mais oito do que a Itália, com Simone Consonni e Elia Viviani, segunda classificada, enquanto a Dinamarca, com Niklas Larsen e Michael Moerkoev, terminou no terceiro posto, com 41.

Iuri Leitão é o primeiro português a ganhar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos

Iúri Leitão: "Acabámos por surpreendê-los no final"

O ciclista Iúri Leitão afirmou aos jornalistas que o segredo passou por guardar as energias: "Tentámos guardar ao máximo porque sabíamos que a prova ia ser muito fatigante e acabámos por surpreendê-los no final." "Todos os desportistas sabem que são 95% dias maus e 5% dias maus. Conseguir chegar aqui parece um pouco impossível", frisou. 

Rui Oliveira disse estar "sem palavras", para mais tarde mencionar que "não estávamos no top 7 das equipas favoritas": "Arriscámos nas últimas 50 voltas. As últimas 30 voltas foram nossas, senti que estávamos mais fortes."

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.