
Volta: Líder dos pontos Iúri Leitão abandona 86.ª edição durante oitava etapa
O vianense de 27 anos liderava a classificação da regularidade, com 70 pontos
O vianense de 27 anos liderava a classificação da regularidade, com 70 pontos
O ciclista da UAE Emirates tornou-se esta quarta-feira o primeiro português a vencer uma etapa no Paris-Nice, batendo na montanha o trepador de excelência Jonas Vingegaard.
"Tendo em conta que vai o Jonas Vingegaard, é um bocado difícil", assume o ciclista português à SÁBADO. Ficará "satisfeito" se terminar no pódio mas promete "dar o melhor para tentar vencer".
Rui Oliveira, que é campeão olímpico desta disciplina, com Iúri Leitão, e o irmão gémeo Ivo Oliveira conquistaram 96 pontos na corrida de duplas.
Português sobe ao mais alto lugar do pódio no scratch
As mais desejadas medalhas do desporto apresentam sinais de deterioração e vários atletas dos Jogos Olímpicos de Paris já pediram a sua substituição, incluindo a judoca portuguesa.
A vitória de Montenegro, as bocas de Marcelo, os 50 de Ventura, uma morte pela polícia, um terramoto, uma medalha, todos nos cartoons de Vasco Gargalo ao longo de 52 semanas na SÁBADO.
Houve recordes e medalhas (Portugal somou quatro, com Iúri Leitão a ser o primeiro a ganhar duas na mesma edição) – mas também escândalos e curiosidades: do atleta que comprou cocaína aos pedidos de casamento na Aldeia Olímpica.
"Ainda não me cabe na cabeça que somos campeões olímpicos. Temos de desfrutar deste momento, espero que todos estejam connosco e não se esqueçam do ciclismo de pista, disse Rui Oliveira.
Ciclista de Santa Marta de Portuzelo tornou-se no primeiro português a conseguir duas medalhas na mesma olimpíada. "É o ouro da nossa terra", diz Carlos Leitão.
A Cerimónia de Encerramento está marcada para as 21:00 em Paris (20:00 em Lisboa).
Atleta portuguesa encerra assim a participação da delegação nacional nos Jogos Olímpicos de Paris.
Os atletas portugueses disputaram a prova de madison, na que foi a estreia olímpica de Portugal na disciplina.
Esta é a segunda medalha portuguesa nos Olímpicos de Paris. Iúri Leitão só começou a "acreditar um bocadinho" na medalha nas últimas 20 voltas da corrida por pontos, reconhecendo ainda estar a processar.
Saiba quando competem todos os atletas lusos na capital francesa