NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O avançado do Bayern Munique, que já tinha sido escolhido como melhor futebolista do ano pela FIFA, depois de vencer a Liga dos Campeões e a liga alemã pelo Bayern Munique, é o terceiro polaco a ser escolhido para este prémio, que começou a ser entregue em 1958.
O futebolista polaco Robert Lewandowski foi eleito desportista europeu do ano pelas 25 agências de notícias da Europa que participaram na eleição promovida pela polaca PAP, cujos resultados foram revelados este sábado.
O avançado do Bayern Munique, que já tinha sido escolhido como melhor futebolista do ano pela FIFA, depois de vencer a Liga dos Campeões e a liga alemã pelo Bayern Munique, é o terceiro polaco a ser escolhido para este prémio, que começou a ser entregue em 1958.
Antes de Lewandowski, que recebeu 180 votos, apenas dois polacos tinham sido eleitos, o atleta Zdzislaw Krzyszkowiak, na edição inicial, e Irena Szewinska, vencedora de sete medalhas olímpicas, em 1966 e 1974.
Vencedor em 2019, o piloto britânico Lewis Hamilton foi segundo, a quatro votos de Lewandowski, e o sueco Armand Duplantis, recordista do salto com vara, foi terceiro, a 11.
Cristiano Ronaldo, avançado da Juventus, que, em 2016 e 2017, se tornou o primeiro português e era o único futebolista a ser distinguido com este prémio, foi 16.º classificado, com 17 pontos.
Lista dos 20 mais votados:
Robert Lewandowski, Pol (futebol), 180 pontos
Lewis Hamilton, GB (Fórmula 1), 176
Armand Duplantis, Sue (atletismo), 169
Novak Djokovic, Ser (ténis), 85
Rafael Nadal, Esp (ténis), 72
Primoz Roglic, Esl (ciclismo), 64
Tadej Pogacar, Esl (ciclismo), 52
Giannis Antetokounmpo, Gre (basquetebol), 42
Iga Swiatek, Pol (ténis), 32
Therese Johaug, Nor (esqui nórdico), 28
Sifan Hassan, Hol (atletismo), 27
Joan Mir, Esp (Moto GP), 22
Dorothea Wierer, Ita (biatlo), 21
Dominic Thiem, Aut (ténis), 19
Anna van der Breggen, Hol (ciclismo), 19
Cristiano Ronaldo, Por (futebol), 17
Marte Olsson Roisland, Nor (biatlo), 16
Luca Doncic, Esl (basquetebol), 15
Federica Brignone, Ita (esqui alpino), 15
Johannes Tignes Boe, Nor (biatlo), 15
Lewandowski desportista europeu do ano para agências de notícias
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.