Sábado – Pense por si

João Neves: a história da nova coqueluche do Benfica

Carlos Torres
Carlos Torres 28 de maio de 2023 às 10:00

Depois de Renato Sanches, Florentino, João Félix e Enzo Fernández, os benfiquistas já têm um novo herói: João Neves – o algarvio, de 18 anos, ainda só é titular há seis jogos, mas até já é apontado como a próxima venda milionária. Será esta pressa em fazer ídolos boa para os jogadores e para o futebol?

Porque é que precisamos de ídolos e heróis? "Trazem-nos esperança no amanhã, confiança na nossa própria capacidade de nos superarmos. Vermo-nos como parte de uma linhagem criativa ajuda-nos a sentirmo-nos menos sozinhos quando começamos a desenvolver o nosso próprio trabalho". Foi assim que respondeu o americano Austin Kleon, autor dobestseller Steal Like An Artist(Roube como um Artista) quando lhe fizeram a pergunta, explicando que temos tendência para imitarmos os nossos modelos e que sentimos os seus feitos como nossos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.