Sábado – Pense por si

FC Porto: desaire na Noruega foi a 12ª nódoa no currículo europeu

Carlos Torres
Carlos Torres 26 de setembro de 2024 às 21:01

Duas vezes campeão europeu e habitué da Champions, o FC Porto caiu com estrondo frente ao Bodo/Glimt na Liga Europa. Mas já houve mais escândalos a ensombrar os dragões, do Wrexham ao Krasnodar. Os outros dois "grandes" do futebol português também têm manchas no currículo europeu. O Benfica soma 12 derrotas comprometedoras e o Sporting 21. Algumas contra adversários impronunciáveis, como Skenderbeu ou Gençlerbirligi.

O FC Porto tem sete títulos internacionais no currículo, incluindo duas Taças/Ligas dos Campeões Europeus, uma Taça UEFA e uma Liga Europa. Além disso, é um habitué na Liga dos Campeões, estando no top 5 de presenças, só ultrapassado por colossos como Barcelona, Real Madrid ou Bayern Munique. Perante estes pergaminhos,a derrota desta quarta-feira, na Noruega, frente ao Bodo/Glimt, seria sempre um escândalo, pese as justificações/desculpas da qualidade da equipa nórdica, do frio, da longa viagem (até perto do Círculo Polar Ártico) ou do piso sintético.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.