Segundo o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, tudo tem corrido dentro da normalidade.
As eleições do Benfica para o quadriénio 2025-2029 são já as mais concorridas de sempre, com 41.321 votantes, superando o recorde de 40.085 estabelecido em 2021, a sete horas do encerramento das urnas, informou este sábado o clube lisboeta.
Eleições no Benfica com a presença de Rui Costa e outros candidatosDIOGO FARIA REIS/LUSA
De acordo com a informação publicada às 15h00 no site oficial na Internet dedicado às eleições para os órgãos sociais do clube, o número total de votantes ascendia a 41.321, já superior ao anterior máximo, registado no último ato eleitoral.
No escrutínio de 2021, Rui Costa foi eleito presidente do Benfica, com 84,48% dos votos, contra 12,24% de Francisco Benítez, no ato eleitoral mais concorrido da história do clube, com 40.085 votantes.
A grande adesão dos sócios benfiquistas - que foi destacada pelos seis candidatos à presidência do clube lisboeta antes de votarem -, tem sido particularmente notada no Estádio da Luz, em dia de jogo com o Arouca, da nona jornada da I Liga de futebol, com início às 20h30.
Apesar do elevado afluxo de associados aos dois pavilhões do Estádio da Luz, o epicentro da Assembleia Geral eleitoral, o processo tem decorrido de forma muito fluida, ao contrário do que se verifica em outros locais de voto.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Benfica, José Pereira da Costa, apelou mesmo aos associados que pudessem deslocar-se a Lisboa para optarem pelo Estádio da Luz para votarem nas eleições mais concorridas de sempre.
"Há secções em que as filas são mais pequenas e as pessoas demoram muito mais tempo [a votar]. Apelamos a que essas pessoas venham votar no estádio [da Luz], onde a afluência é grande, mas o fluxo é muito rápido", disse José Pereira da Costa.
As eleições para os órgãos sociais do Benfica (Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal) e estatutário (Comissão de Remunerações) decorrem este sábado, entre as 08h30 e 22h00, em 107 locais de voto.
A carregar o vídeo ...
'Que corra tudo dentro da normalidade': Rui Costa esteve na fila juntos dos sócios para votar
Rui Costa, atual presidente e líder da lista G, Martim Mayer (B), João Diogo Manteigas (C), Cristóvão Carvalho (D), o anterior presidente Luís Filipe Vieira (E) e João Noronha Lopes (F) são os candidatos à liderança do Benfica, enquanto João Ferreira Leite encabeça a lista A, unicamente candidata à Mesa da Assembleia Geral.
A carregar o vídeo ...
'Vou ser presidente do Benfica já este ano', diz Manteigas
Caso nenhum dos candidatos receba mais de 50% dos votos no ato eleitoral de hoje -- no qual estão habilitados a participar 160.182 sócios -, será realizada uma segunda volta entre os dois mais votados, em 08 de novembro.
Apesar do universo de mais de 400.000 associados, apenas estão habilitados a votar sócios com mais de um ano de filiação ao clube e que tenham as quotas regularizadas até 48 horas antes do ato eleitoral.
O número de votos dos associados aumenta consoante a antiguidade, com 46.421 sócios a terem direito a três votos, 30.013 a 10 votos, 56.703 a 20 votos e 27.045 a 50 votos, de acordo com o caderno eleitoral.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O livro de Cercas, "O Louco de Deus no Fim do Mundo" é a procura da justificação da ressurreição plena dos corpos entre os crentes católicos, mas assenta num equívoco.