Sábado – Pense por si

Donald Trump recebe Prémio da Paz da FIFA

As mais lidas

Atribuição do galardão aconteceu durante a cerimónia para o sorteio do Mundial 2026.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu, esta sexta-feira, o Prémio da Paz da FIFA. A atribuição do galardão aconteceu durante a cerimónia para o sorteio do Mundial 2026.

Donald Trump recebe Prémio da Paz da FIFA
Donald Trump recebe Prémio da Paz da FIFA
Donald Trump recebe Prémio da Paz da FIFA
Donald Trump recebe Prémio da Paz da FIFA
Donald Trump recebe Prémio da Paz da FIFA
Donald Trump recebe Prémio da Paz da FIFA

O prémio foi entregue diretamente pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino. O presidente dos EUA recebeu uma medalha e um certificado onde estão elencadas as razões pelas quais o prémio lhe foi atribuído. "No reconhecimento das suas ações para promover a paz e a união em todo o mundo", disse Gianni Infantino, antes de enumerar vários acordos de paz em que Trump teve influência.

Ao receber o prémio, Donald Trump disse que receber o prémio "é uma das maiores honras da sua vida". Trumo aproveitou também para falar do recorde de venda de bilhetes e felicitou o presidente da FIFA. Agradeceu ainda à sua família e à mulher, Melania Trump, e a alguns líderes internacionais presentes no evento. 

O "Prémio FIFA pela Paz - O Futebol Une o Mundo" foi criado este ano e a criação foi anunciada em novembro. "Num mundo cada vez mais instável e dividido, é fundamental reconhecer a contribuição extraordinária daqueles que trabalham para pôr fim aos conflitos e unir as pessoas num espírito de paz", afirmou Gianni Infantino, aquando da criação do prémio.

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.

As polémicas escutas

As 50 conversas de António Costa intercetadas revelam pedidos de cunhas e desabafos. Na Ucrânia, há um português na linha da frente, a fugir de drones e a esconder-se vários dias em trincheiras. Por cá, um casal luta contra a doença do filho, tão rara que ainda não tem nome