As grandes figuras do skate mundial, como o português Gustavo Ribeiro ou o bicampeão olímpico Yuto Horigome, vão estar este sábado em pontos icónicos da capital, das Portas do Sol ao Martim Moniz e à Ribeira das Naus. E quem quiser pode desafiá-los para um duelo de manobras.
Os amantes do skate e todos aqueles skaters amadores que costumam e gostam de praticar manobras vão ter um dia especial a 4 de outubro. É neste sábado que se realiza o primeiro Red Bull Spot Check, uma festa do skate e de promoção de Lisboa, que apresenta um conceito original e já percorreu várias cidades pelo mundo, sendo Barcelona a anterior paragem.
Gustavo Ribeiro a fazer manobras nas Portas do Sol, em LisboaRed Bull
O skater Gustavo Ribeiro, que representou Portugal na modalidade nos Jogos Olímpicos de 2021 (Tóquio) e 2024 (Paris) – e que em 2019 conquistou a medalha de bronze no campeonato do mundo de skate –, é o anfitrião de serviço desta iniciativa e selecionou quatro pontos da cidade de Lisboa com significado especial para ele enquanto skater: Praça do Martim Moniz, Portas do Sol, Ribeira das Naus e Praça da Figueira. A seguir, o público votou (via site da Red Bull) e elegeu os três preferidos, tendo ficado de fora a Praça da Figueira.
Além de Gustavo Ribeiro, participam ainda nesta iniciativa o japonês Yuto Horigome, bicampeão olímpico, os norte-americanos Zion Wright e Jamie Foy e os australianos Rome Collyer e Chloe Covell.
“É incrível ter todos estes nomes da cena mundial em Lisboa. É super motivador. Estou certo que vai ser um dia cheio de skate e de boas vibes”, afirmou Gustavo Ribeiro.
Um dos aspetos surpreendente desta iniciativa é que os amantes da modalidade vão poder, além de estar perto das maiores estrelas e de ver as suas performances, desafiá-los. É que em cada um dos três locais onde os skaters vão desenvolver as suas manobras haverá uma sessão Best Trick Jam, aberta a qualquer pessoa que queira participar.
Yuto Horigome ganhou o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e de Paris
O skater norte-americano Zion Wright
O programa começa mesmo (às 14h15) com as inscrições dos skaters amadores que quiserem participar (também o podem fazer via online no site www.redbull.com), acontecendo no miradouro das Portas do Sol, em Alfama. Às 15h decorrerá a sessão de skate nas Portas do Sol e às 15h40 está previsto que todos se desloquem para a Ribeira das Naus, entre o Terreiro do Paço e o Cais do Sodré, onde decorrerá nova sessão às 16h. Por fim, haverá uma nova deslocação, agora para o Martim Moniz, onde às 17h decorrerá a última sessão.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Há momentos que quebram um governo. Por vezes logo. Noutras, há um clique que não permite as coisas voltarem a ser como dantes. Por vezes são casos. Noutras, são políticas. O pacote laboral poderá ser justamente esse momento para a AD.
A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.
Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.
O tarefeiro preenche um buraco, não constrói a casa. Tal como no SNS, a proliferação de tarefeiros políticos não surge do nada. É consequência de partidos envelhecidos, processos de decisão opacos, e de uma crescente desconfiança dos cidadãos.