Presidente dos EUA afirmou que pretende candidatar-se a um terceiro mandato, apesar de a Constituição não o permitir. Há, por isso, a hipótese do republicado tentar alterar a Constituição.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo que não estava a brincar quando avançou que planeia candidatar-se a um terceiro mandado. Mas o que diz a Constituição norte-americana?
Win McNamee/Pool via REUTERS
O que diz a constituição?
A 22ª Emenda da constituição refere que "nenhuma pessoa deve ser eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes", consecutivas ou não.
Esta emenda foi retificada em 1951, depois do presidente Franklin D. Roosevelt ter rompido com o limite máximo de mandatos que ele próprio impôs - dois por presidente.
O democrata, que foi chefe de Estado de 1933 a 1945, durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, conseguiu cumprir um terceiro mandato, mas acabou por morrer meses depois de ter iniciado o seu quarto mandato, em 1945.
Poderá Donald Trump alterar a 22ª Emenda?
Segundo a agência Reuters, existe a possibilidade de Trump tentar alterar a 22ª Emenda, embora seja improvável que ocorra, devido às intensas divergências políticas entre os democratas e os republicanos, de Trump.
Isto acontece porque qualquer alteração a uma emenda constitucional exigiria o apoio de dois terços dos estados na Câmara dos Representantes e no Senado, bem como a aprovação de três quartos dos governos estaduais do país, segundo a BBC.
Os republicanos detêm uma maioria estreita na Câmara dos Representantes de 218 deputados contra os 213 dos democratas e uma maioria de 53 eleitos no Senado, onde os democratas têm 47 senadores.
Contudo, Andy Ogles, um representante republicano dos EUA pelo Tennessee e um forte apoiante de Trump, já havia proposto em janeiro uma alteração à 22ª Emenda, de forma a permitir que os presidentes possam cumprir três mandatos não consecutivos. Isto significa que, caso esta alteração seja aprovada, Trump poderá concorrer ao seu terceiro mandato a partir de 2029.
Poderá Trump concorrer como vice-presidente?
Numa entrevista à NBC, Trump disse que uma das possibilidades seria JD Vance concorrer à presidência em 2028 com Trump a substitui-lo no cargo de vice-presidente. Caso Vance vencesse, renunciaria então à presidência e abriria caminho para Trump regressar à Casa Branca.
Na Rússia, Putin também ocupou o segundo lugar da hierarquia do Estado e foi primeiro-ministro entre 2008 e 2012 e Medvedev presidente, de forma a contornar o limite de mandatos. Antes, Putin tinha sido presidente entre 2000 e 2008 e regressou à presidência em 2012, onde se mantém depois de ter mudado a Constituição que impõe dois mandatos consecutivos para presidentes. Na revisão de 2020 ficou estabelecida a exceção para quem já ocupava o cargo nesse momento. Putin voltou a ser eleito em 2024 e pode ficar até 2036.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"