Vacina da AstraZeneca

Devo tomar ou não uma vacina da AstraZeneca?

Devo tomar ou não uma vacina da AstraZeneca?
Leonor Riso 11 de março

Países europeus suspenderam administração da vacina após se registarem 22 casos de embolias e tromboses, entre 3 milhões de pessoas. Portugal não vai alterar recomendações.


Vários países europeus estão a suspender a vacinação com a vacina da AstraZeneca, devido ao registo de mortes entre pessoas vacinadas em Itália, Dinamarca e Áustria. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) está a investigar e adianta que até agora, ainda não se sabe se há uma relação entre a vacina e as mortes. Em Portugal, o Infarmed indicou que não foram recebidas doses do lote sob investigação na Áustria e Dinamarca, e que não vai suspender a vacinação.

O que aconteceu?

Esta segunda-feira, dia 8 de março, a Áustria deixou de administrar as doses da vacina da AstraZeneca – Universidade de Oxford pertencentes ao lote ABV5300, depois de se ter registado a morte de uma enfermeira de 49 anos vacinada em Zwettl, perto de Viena. A enfermeira morreu dois dias depois de receber a vacina, com várias tromboses.

Outra enfermeira do mesmo centro de saúde, de 35 anos, sentiu sintomas graves de embolia pulmonar, mas encontra-se a recuperar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais