Nobel da Medicina premiou investigação que abriu "nova frente no combate a doenças difíceis"
"É mais uma frente que a ciência abre contra doenças que são, no presente, difíceis de tratar", salientou o investigador Miguel Castanho.
"É mais uma frente que a ciência abre contra doenças que são, no presente, difíceis de tratar", salientou o investigador Miguel Castanho.
A resposta é positiva e há vários argumentos de peso: o SARS Cov2 é muito mais transmissível do que a gripe, por exemplo. Além de que, quanto mais livremente circular, maior a probabilidade de se tornar novamente pandémico.
Cristalina e fresca, mas esta água pode estar contaminada e ter vírus adormecidos. A nova moda dos influencers é arriscada, alertam os especialistas.
"É preciso estudar como vírus e bactérias se adaptam aos novos fármacos e vacinas para depois desenvolver novas soluções terapêuticas", defende especialista.
Segundo a geneticista Luísa Pereira, há "várias razões a contribuir para o risco elevado de pandemias". Uma delas é a "cada vez maior globalização e destruição de ambientes naturais".
O inquérito assinala também uma relação entre a época de construção da habitação e o desconforto térmico, mais presente nas casas mais antigas (anteriores a 1960).
Pedimos à terapeuta do luto para analisar a tragédia de Southport, onde morreu uma menina portuguesa de 9 anos. Aos pais enlutados, recomenda que não leiam tudo sobre o caso. Aos amigos, que tenham cuidado com as palavras e ajudem nas tarefas diárias.
A partir de 1 de janeiro, os cuidados de saúde de todo o País terão esta organização: hospitais e centros de saúde sob uma mesma administração. Já há experiência mas não em grandes centros urbanos. Em hospitais como o de Santa Maria o risco é de vir a ser ainda mais um problema. A tarefa é "hercúlea", admitem os especialistas.
No Norte do país, o aumento de casos de doenças respiratórias está a preocupar as autoridades. A OMS pediu esclarecimentos, porque ninguém quer que se repita o que aconteceu com a Covid-19.
O psiquiatra volta à escrita: desta vez sobre casais estáveis, como ele e a mulher, Maria José. Só que na ficção do seu livro há infidelidades das duas partes – mas são superadas. O autor defende a teoria da vinculação. Recebe-nos no escritório de casa onde escreveu o enredo que chega às livrarias no dia 10.
O Dia Mundial do Cérebro assinala-se a 22 de julho
Várias empresas farmacêuticas anunciam ter grandes avanços na cura de doenças oncológicas já nos próximos anos. Tudo graças ao combate à pandemia de Covid-19.
Armando Soares foi deputado do PSD e é vereador em Oeiras. Com formação em Sociologia e Gestão, dedicou-se nos últimos tempos a estudar o poder das plantas, dos psicadélicos, do som e da meditação para tratar doenças mentais.
Manuel Pizarro defendeu que as queixas dos jovens precisam de "uma resposta articulada", que não seja apenas do sistema de saúde. "Embora o sistema de saúde tenha o seu papel nesta resposta, tem que haver uma resposta na comunidade".
Há seis candidatos a substituir Miguel Guimarães. Eleições terminam a 19 de janeiro.
Foi há três anos justamente no mesmo sítio que a pandemia começou. Mas o que está a acontecer naquele país já aconteceu aqui. Não há razões para alarme.