As bombas com impulsor triturador são utilizadas em águas residuais para desfazer os sólidos de menor dureza antes destes entrarem no impulsor, de modo a evitar o entupimento deste.
Ilustração das peças de uma bomba trituradora e seu funcionamento interno
Como nas bombas de maior tamanho os impulsores permitem passagens de sólidos maiores, os impulsores trituradores só costumam ser utilizados em bombas de menor dimensão.
Para além da óbvia vantagem de reduzir (ou desfazer) os sólidos de menor dureza, as bombas com impulsor triturador também têm algumas desvantagens, que não são habitualmente do conhecimento de quem as compra.
As principais desvantagens são (1) desgaste prematuro quando existem areias (situação frequente no nosso país), (2) quebra ou bloqueio das lâminas quando existem sólidos de maior dureza (pedras, metais), (3) menor passagem de sólidos face ao impulsor vortex (10 mm para 50 mm), (4) perda da capacidade de trituração ao longo do tempo (devido ao desgaste das lâminas do impulsor pelos sólidos), com a consequente perda de eficiência e fiabilidade da bomba.
Assim, as bombas com impulsor triturador só devem ser utilizadas quando está garantido que não existirão areias em quantidade relevante (rede pluvial separada da rede doméstica) e em esgoto puramente doméstico, apesar de ser difícil garantir que mesmo neste tipo de esgoto não vão pontualmente existir sólidos de maior dureza.
A melhor alternativa ao impulsor triturador é o impulsor vortex, pois tem uma passagem de sólidos integral (do tamanho da tubagem) e o seu princípio de funcionamento minimiza o contacto com eventuais sólidos. A principal desvantagem do impulsor vortex é a eficiência, menor que os restantes impulsores, mas ganha em fiabilidade o que perde em eficiência.
Qualidade Alemã com fabrico em Portugal
A KSB é uma empresa familiar com 153 anos, e um dos fabricantes de bombas centrífugas e válvulas mais antigos do mundo, com sede na Alemanha e filiais próprias em mais de 100 países, incluindo a KSB, Bombas e Válvulas, SA (ela própria com 52 anos), com sede em Sintra e delegação no Porto. Esta respeitosa idade dá à KSB uma enorme experiência acumulada e uma estabilidade e longevidade que deixam os seus clientes absolutamente descansados.
Apesar de não ter nenhuma fábrica própria em Portugal, o Grupo KSB compra cerca de 4 milhões de Euros por ano a empresas Portuguesas, fabricantes de componentes para os seus equipamentos, como a Duritcast (Águeda) e Arsopi (Vale de Cambra), as quais empregam um total de cerca de 500 colaboradores.
Única com ass. técnica própria e centro de decisão em Portugal
A KSB é a única empresa especializada em sistemas de bombagem de nível internacional com, há mais de 20 anos, assistência técnica própria e centro de decisão em Portugal, o que lhe permite tomar decisões rápidas e adequadas ao mercado nacional, incluindo questões de garantia, com elevados ganhos de eficiência e satisfação para os seus colaboradores e clientes.
Presente nas maiores indústrias
Os produtos da KSB estão presentes em todas as grandes indústrias do nosso país (EDP, Galp, Sonae, Autoeuropa, Repsol, etc.), incluindo abastecimento de água e tratamento de esgotos (Grupo Águas de Portugal, Municípios) e em muitos edifícios de referência (hospitais, centros comerciais, hotéis).
Neutralidade carbónica, solidariedade social e melhor empresa para trabalhar
No âmbito dos seus valores e da sua responsabilidade social, a KSB já atingiu em 2024 o difícil objectivo de Neutralidade Carbónica, de acordo com a norma ISO 14064, o que implicou a mudança, com custos acrescidos, para um fornecedor de energia eléctrica totalmente de origem renovável, aumento de custos esse que a empresa decidiu aceitar como parte do seu esforço de participação na sustentabilidade do nosso planeta.
Para compensar a emissão anual de gases com efeito de estufa que ainda não conseguiu evitar, a KSB investiu 10.000 Euros num projecto com forte componente de solidariedade: realização de 60 furos com bombas manuais numa zona rural do Uganda, que disponibilizam água limpa, para eliminar as emissões causadas pelo actual fervimento de água através de lenha e carvão. Além da redução das emissões de CO2, este projecto tem um forte impacto nas condições de vida de 120.000 pessoas: redução do nº de doenças por ingestão de água imprópria e por intoxicação resultante da queima de lenha em casa, aumento do nº de pessoas com água potável a menos de 1 km de distância, e aumento do nº de pessoas com emprego digno.
Em Outubro de 2024 realizou-se o último inquérito de satisfação de colaboradores do Grupo KSB, tendo a KSB em Portugal obtido um resultado de 88%, o 3º mais elevado dos mais de 30 países na Europa onde a KSB está presente, e bastante acima da excelente média de 75% de todo o Grupo KSB, que já de si compara positivamente com uma média de 65% em toda a indústria metalomecânica.
Este resultado de 88% representa o índice de empenhamento dos 20 colaboradores da KSB em Portugal, o qual é avaliado através de 3 áreas: se os colaboradores sentem que a sua voz é ouvida (Say), se consideram que a empresa os inspira a darem o seu melhor (Strive), e como avaliam a sua vontade de ficar (Stay).
Caso esteja interessado em obter mais informações sobre as bombas trituradoras ou outros tipos de bombas para esgoto da KSB, pode contactá-la através do telefone 210 112 300, do e-mail joao.leite@ksb.com ou consultando o site www.ksb.pt.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.