Saiba o que é o coronavírus e quais são os sintomas

Saiba o que é o coronavírus e quais são os sintomas
Lucília Galha 25 de janeiro de 2020

Espalhou-se de um mercado de animais vivos para o mundo inteiro. É possível tomar algumas precauções.

Como começou?
Terá começado num mercado de peixe de Wuhan, na China. Mas a fonte de transmissão não foram os peixes mas os animais vivos que também existem neste mercado, como aves ou um animal chamado civeta. "Todos os casos confirmados têm uma ligação epidemiológica ao mercado", explica o pneumologista. Até ao momento não há ainda confirmação do animal implicado na transmissão ao homem – já que este tipo de vírus infeta um número muito diverso de animais, como porcos, aves, bovinos, etc. 

O mercado foi encerrado a 1 de janeiro de 2020. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o início dos sintomas dos 41 casos confirmados varia entre 8 de dezembro de 2019 e 2 de janeiro de 2020.

O que é?
É de uma família de vírus chamada coronavírus – que tem este nome porque, quando é visualizado ao microscópio, tem uma imagem semelhante a uma coroa. Esta família tem milhares de vírus e a maioria deles só afeta os animais. Mas há sete que infetam os humanos. "Este, que já tem nome, chama-se 2019 nCoV [o novo coronavírus], é justamente o sétimo", diz Filipe Froes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais