Sábado – Pense por si

Quais as porções adequadas de alimentação?

Lucília Galha
Lucília Galha 07 de janeiro de 2018 às 10:00

Não precisa de comer até ao fim… e o melhor é reduzir o tamanho do prato. Razão: estamos a comer mais do que precisamos. Quer saber as quantidades certas? A Nestlé explica e dá uma dica: use as mãos.

Faça o seguinte exercício: recupere o serviço de loiça da sua avó e compare o tamanho dos pratos de refeição com os seus. Provavelmente vai reparar que aquilo que antes era um prato de servir, agora é um prato de sobremesa. E que os pratos de sobremesa de antigamente têm um tamanho semelhante aos actuais pires. As diferenças são enormes - estima-se que desde os anos 60 o diâmetro dos pratos de refeição tenha aumentado sete centímetros. Há 50 anos levavam cerca de 800 calorias; hoje podem conter 1.900, concluiu um estudo feito pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.