Assine já a edição digital por 1€ para ler o artigo na íntegra ou encontre-o na edição em banca a 14 de Fevereiro de 2019.
Se já é assinante, leia o artigo diretamente no ePaper da SÁBADO.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Cientistas da Universidade do Minho desenvolvem nova geração de compressas
Gripe baixou de intensidade e continua em tendência decrescente
Maior abelha do mundo redescoberta na Indonésia
Aditivos, pesticidas, fungos e micropoluentes. Os alimentos que ingerimos todos os dias contêm substâncias que podem prejudicar a saúde.
A maçã com que engana a fome a meio da manhã; o peixe-espada grelhado que pediu ao almoço, as bolachas que mastiga ao lanche ou o bife que guardou no frigorífico podem parecer inócuos e até saudáveis. Mas, escondidos nestes alimentos, podem estar pesticidas, micropoluentes, aditivos e bactérias que, em última instância, podem levar à morte.
Não, não é exagero. O consumo de carne contaminada em casa é a principal causa de mortalidade por infeção alimentar na Europa. Os aditivos existentes nos doces que dá aos seus filhos podem provocar alergias, hiperatividade e mesmo cancro. Os peixes predadores como o peixe-espada e ou atum estão mais sujeitos à contaminação por metais pesados do que as espécies mais pequenas.
Os legumes e a fruta são muitas vezes pulverizados por um verdadeiro cocktail de pesticidas cujos efeitos não estão estudados: em 2017, foram detetados vestígios destes produtos tóxicos em 97% das mais de 84.000 amostras analisadas pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA). E cerca de 25% das culturas no mundo estão contaminadas por substâncias tóxicas produzidas por fungos que podem ser cancerígenos.
Assine já a edição digital por 1€ para ler o artigo na íntegra ou encontre-o na edição em banca a 14 de Fevereiro de 2019.
Se já é assinante, leia o artigo diretamente no ePaper da SÁBADO.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.