Sábado – Pense por si

Poluição do ar em Deli é cem vezes superior ao milite da OMS

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 03 de novembro de 2023 às 09:52
As mais lidas

Estima-se que os moradores de Deli tenham a sua vida encurtada em 11,9 anos devido ao ar que respiram.

A qualidade do ar em Deli atingiu níveis severos e um fumo espesso envolveu os seus da cidade durante os últimos dias. Este é o início de algo que pode ser catastrófico para a capital indiana, com os níveis de poluição do ar a ultrapassarem em cem vezes o avaliado como saudável pela Organização Mundial de Saúde.

REUTERS/Anushree Fadnavis

As escolas foram encerradas e as construções não essenciais nos arredores da cidade proibidas.

A qualidade do ar na cidade teve um grande agravamento na semana passada devido ao aumento acentuado do número de agricultores nos estados vizinhos de Haryana e Punjab que queimam os seus terrenos durante a época de plantação, no domingo passado o estado de Punjab registou um aumento de 740% dos incêndios agrícolas.

Os fortes ventos arrastaram os poluentes até à capital indiana e uma queda da temperatura levou à fixação das partículas. Outros fatores importantes para a poluição sentida na cidade são as emissões dos automóveis, os processos de construção e a queima de lixo em centrais de resíduos.

A carregar o vídeo ...

Vivem cerca de 33 milhões de pessoas em Deli, regularmente classificada como a cidade mais poluída do mundo. De acordo com o índice de qualidade de vida do ar, compilado pelo instituto de política energética da Universidade de Chicago, os moradores de Deli podem ter a sua vida encurtada em 11,9 anos devido ao ar que respiram.

Entre novembro e janeiro é comum a qualidade do ar diminuir em Deli, mas de acordo com o conselho central de controlo da poluição os níveis de poluição agora registados são os piores desde 2020.

Artigos Relacionados
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres