Alterações Climáticas tornam grandes incêndios 20 vezes mais prováveis em Espanha
Segundo um estudo esta sexta-feira divulgado.
Segundo um estudo esta sexta-feira divulgado.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, impôs na segunda-feira tarifas de 50% sobre a maioria dos bens importados do país.
Cenário motivou críticas e ameaças do presidente norte-americano, Donald Trump.
Os incêndios florestais no norte do Minnesota, EUA, e no Canadá estão a deixar os céus de cidades como Nova Iorque, New Jersey ou Filadélfia cobertas de fumo. Na quinta-feira, foram emitidos alertas para problemas com a qualidade do ar.
De acordo com um relatório da organização não-governamental Global Witness divulgado esta quinta-feira.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo alerta que a exposição "afeta as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos"
Em causa está um "incidente com materiais perigosos". Ao que tudo indica, trata-se de "um problema de qualidade do ar".
Presidente do SPAC referiu que este "é um problema sério de saúde, não só para os tripulantes, mas também para os passageiros e pode afetar a segurança de um voo".
Massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar hoje Portugal Continental e dias seguintes.
Trump quer combater os esforços estaduais para reduzir as emissões dos tubos de escape e incentivar a adoção de veículos elétricos.
O secretário de Estado desvalorizou ainda os relatos de asfixia em Teerão causada por uma deterioração da qualidade do ar decorrente dos bombardeamentos à capital iraniana.
O relatório indicou que é necessário promover uma "cultura do calor", que inclua a adaptação das cidades, a criação de refúgios climáticos e a elaboração de planos de ação para as ondas de calor, de forma a proteger os cidadãos.
A ministra do Ambiente e Energia reconhece as críticas de Bruxelas relativamente ao desconto aplicado ao Imposto Sobre Produtos Petrolíferos e espera que tal venha a acontecer sem ser de forma "brusca".
A abolição de tarifas de transporte público tem vindo a ganhar atenção junto dos decisores políticos, nacionais e locais, observando-se "um aumento do número de iniciativas deste tipo, nomeadamente na Polónia, Brasil, EUA, França, Canadá e Suécia".
"As elevadas emissões causadas por estes incêndios têm o potencial de afetar não só as cidades espanholas, mas também o resto da Europa Ocidental e todo o continente", disse o cientista-chefe da Organização Meteorológica Mundial.
O presidente da Zero destacou também o muito tempo de recuperação de serviços de ecossistema, paisagem incluída, destruídos pelos incêndios, e estimou em centenas de milhões de euros as perdas económicas e ecossistémicas.