Sábado – Pense por si

Plástico: temos um problema (e algumas soluções)

Diogo Barreto
Diogo Barreto 03 de junho de 2022 às 10:06

A OCDE está pessimista para os próximos 40 anos, prevendo que os níveis de utilização de plástico tripliquem nesse período. Os três Rs voltam a ser referidos como essenciais.

O crescimento económico dos países em desenvolvimento é uma faca de dois gumes. À medida que o crescimento nestas economias aumentar (o lado bom), também crescerá a sua dependência de plásticos (a parte má). Quem o diz é a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no relatórioGlobal Platics Outlook - Policy Scenarios to 2060, onde faz uma previsão para o estado do ambiente e a dependência face ao plástico daqui a 40 anos e onde apresenta algumas opções para reduzir o impacto deste aumento no ambiente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.