Sábado – Pense por si

Portugal com boa nota na luta contra o plástico (mas faltam deveres)

Leonor Riso
Leonor Riso 25 de setembro de 2022 às 07:01

Numa avaliação feita aos países da União Europeia, Portugal é dado como um bom exemplo. Mas as ONG's Associação Zero e Sciaena alertam para a falta de responsabilidade dos produtores e para as falhas na recolha seletiva para reciclagem.

O mundo está a lutar contra o plástico e, em 2019, a União Europeia avançou comuma diretiva de combate aos objetos de plástico de uso único. Numa avaliação de várias organizações não-governamentais de defesa do ambiente agora divulgada, Portugal surge com nota positiva no que toca à implementação das regras. Porém, o relatório da Rethink Plastic Alliance (RPA) e do movimento Break Free From Plastic adianta que ainda há regras ainda não transpostas para a legislação nacional, entre elas a responsabilidade alargada do produtor e a recolha selectiva para reciclagem. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.