Sábado – Pense por si

Maioria dos recuperados perde anticorpos à covid-19 em dois meses

Diogo Camilo
Diogo Camilo 23 de junho de 2020 às 19:32

Presença de anticorpos não é sinónimo de imunidade, mas a longa vida deste tipo de defesas contra o novo coronavírus é uma miragem. Estudos apontam que níveis de anticorpos descem rapidamente após a recuperação e desaparecem mais facilmente em indivíduos assintomáticos.

Seis meses após o início da pandemia, várias dúvidas acerca da covid-19 e do seu vírus, o SARS-CoV-2, impedem um verdadeiro regresso à normalidade social e económica. A resposta terá de ser feita através de uma vacina mas, sem ela, a chave do combate ao novo coronavírus está no sistema imunitário e, em particular, nos anticorpos que produzimos para responder a novas infeções. Mas anticorpos não são sinónimo de imunidade e a sua duração pode ser ainda menor do que pensávamos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.