Sábado – Pense por si

Um teste de origem portuguesa que ajuda a avaliar a eficácia da vacina

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 26 de março de 2021 às 20:00

Produzido pela Pantest, em Oliveira de Frades, o teste de anticorpos neutralizantes permite perceber se foram desenvolvidos anticorpos que impedem a entrada do vírus no organismo humano. Este é um processo importante para avaliar a imunidade adquirida por quem já foi vacinado.

Depois da vacinação, o passo seguinte deverá incluir a monitorização da eficácia da vacina contra a covid-19. O objetivo é perceber se o país está no caminho certo para atingir a imunidade de grupo e esta etapa é cumprida com a ajuda dos testes que avaliam os anticorpos neutralizantes desenvolvidos por quem já foi vacinado. Estes testes estão disponíveis em Portugal desde o início de março e são produzidos por uma empresa portuguesa, a Pantest.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?