Sábado – Pense por si

Ivermectina. Anti-parasitas milagroso ou "nova hidroxicloroquina"?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 29 de junho de 2021 às 20:00

Desaconselhado pelo Infarmed e pelo regulador europeu, o medicamento contra os piolhos tem ganhado notoriedade e vai ser estudado pela Universidade de Oxford como alternativa mais acessível para tratar a covid-19. Em 2015 a sua descoberta valeu o Nobel da Medicina. Agora, com quase meio mundo vacinado, surge entre polémicas no mundo científico.

A vacinação contra a covid-19 já vai avançada em muitos países, mas as buscas por um tratamento mais acessível e de fácil produção continuam. Um tratamento em particular, a ivermectina, normalmente usado para o tratamento de piolhos, lombrigas, ácaros e sarna, tem ganhado notoriedade, embora tenha sido desaconselhado pela Agência Europeia do Medicamento e o próprio Infarmed ter apontado para a falta de evidências científicas acerca da sua eficácia em combater o vírus.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?