Sábado – Pense por si

Dores nas costas: 11 Soluções para a dor mais comum do corpo humano

Lucília Galha
Lucília Galha 31 de janeiro de 2021 às 17:58

Mais de um terço da população sofre desta condição e a pandemia agravou o problema. Razão: como passamos mais tempo sentados, sobrecarregamos a coluna. Até há pouco tempo, só havia três coisas para oferecer aos doentes: fisioterapia, medicação e cirurgia. Agora já existem técnicas para controlar a dor e robôs que põem o parafuso em vez dos cirurgiões. Mas o melhor caminho mesmo é prevenir. Saiba como.

Sempre que espirrava, Carla Frazão encolhia-se toda. Por isso, temia ter um acidente cada vez que conduzia. Foi assim durante anos. As dores nas costas eram tão fortes que o reflexo era imediato. Para a professora de Educação Física, de 50 anos, o simples movimento de se baixar e depois levantar era terrível. "Só me dava vontade de largar a criança e de me atirar para o chão", conta à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".