Sábado – Pense por si

Jogar videojogos reduz dor das crianças com cancro

Sofia Oliveira com Leonor Riso 01 de fevereiro de 2022 às 08:00

A Fundação Juegaterapia, em conjunto com uma equipa médica do Hospital La Paz de Madrid, concluiu que é possível diminuir a dor, nas crianças que realizam tratamentos de quimioterapia. Tudo se deve às consolas de videojogos, instaladas nas salas de oncologia pediátrica em vários países, incluindo Portugal.

Um estudo científico pioneiro, promovido pela Fundação Juegaterapia e realizado no Hospital La Paz em Madrid (Espanha), confirmou que jogar videojogos reduz a dor que as crianças sentem, consequência de alguns efeitos secundários do tratamento com quimioterapia. Foi a primeira vez que o efeito benéfico da utilização de videojogos na gestão da dor aguda foi estudado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.