Sábado – Pense por si

Lucília Galha

Dores nas costas: Como combater a dor mais incapacitante do mundo

Cerca de 80% das pessoas vão ter dores de costas ao longo da vida. A ciência está a evoluir no sentido de fazer mais com menos estrago: há inúmeros procedimentos feitos só com agulhas e o paciente acordado, e cirurgias com sistema GPS ou óculos de realidade aumentada.

Susana Lúcio

Seis passos para reduzir a dor crónica

A doença não tem cura e afeta um em cada três portugueses – mas tem vários tratamentos. Os especialistas aconselham a fazer mais do que uma terapêutica e a não desistir perante o que parece ser impossível de derrotar.

Paulo Barriga

Hospital Lusíadas acusado de xenofobia

Jorlan deu entrada no hospital com crise renal e passou 15 horas sob suspeita de ser uma “mula” do tráfico de cocaína. O brasileiro diz-se vítima de preconceito.

Lucília Galha

Dores nas costas: 11 Soluções para a dor mais comum do corpo humano

Mais de um terço da população sofre desta condição e a pandemia agravou o problema. Até há pouco tempo, só havia três coisas para oferecer aos doentes: fisioterapia, medicação e cirurgia. Agora já existem técnicas para controlar a dor. Mas o melhor caminho mesmo é prevenir. Saiba como.

021_01_21_Dores_Costas_Destaque.mp4
Lucília Galha

Dores nas costas: 11 soluções para a dor mais comum do corpo humano

Mais de um terço da população sofre desta condição e a pandemia veio agravá-la. Razão: como passamos mais tempo sentados, sobrecarregamos a coluna. Até há pouco tempo, só havia três coisas para oferecer aos doentes: fisioterapia, medicação e cirurgia. Agora já existem técnicas para controlar a dor e robôs que põem o parafuso em vez dos cirurgiões. Mas o melhor caminho mesmo é prevenir. Saiba como.

14
Raquel Lito

Dores nas costas? Os sete tratamentos que o podem ajudar

As dores de costas são agravadas com o frio e já se tornaram a primeira causa de absentismo em Portugal. Para as combater há métodos inovadores como injeções de ozono, tratamentos com enzimas e cirurgias 3D. Mas o melhor mesmo é deixar o tabaco, ter atenção ao uso do telemóvel e aprender a lidar com o problema.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente