
Sabe qual é a cirurgia mais bem sucedida do século?
Realizam-se 12.000 por ano em Portugal - uma intervenção que elimina a dor lombar, devolve a mobilidade e é feita também em jovens.
Realizam-se 12.000 por ano em Portugal - uma intervenção que elimina a dor lombar, devolve a mobilidade e é feita também em jovens.
Cerca de 80% das pessoas vão ter dores de costas ao longo da vida. A ciência está a evoluir no sentido de fazer mais com menos estrago: há inúmeros procedimentos feitos só com agulhas e o paciente acordado, e cirurgias com sistema GPS ou óculos de realidade aumentada.
A doença não tem cura e afeta um em cada três portugueses – mas tem vários tratamentos. Os especialistas aconselham a fazer mais do que uma terapêutica e a não desistir perante o que parece ser impossível de derrotar.
Jorlan deu entrada no hospital com crise renal e passou 15 horas sob suspeita de ser uma “mula” do tráfico de cocaína. O brasileiro diz-se vítima de preconceito.
Mais de um terço da população sofre desta condição e a pandemia agravou o problema. Até há pouco tempo, só havia três coisas para oferecer aos doentes: fisioterapia, medicação e cirurgia. Agora já existem técnicas para controlar a dor. Mas o melhor caminho mesmo é prevenir. Saiba como.
Mais de um terço da população sofre desta condição e a pandemia veio agravá-la. Razão: como passamos mais tempo sentados, sobrecarregamos a coluna. Até há pouco tempo, só havia três coisas para oferecer aos doentes: fisioterapia, medicação e cirurgia. Agora já existem técnicas para controlar a dor e robôs que põem o parafuso em vez dos cirurgiões. Mas o melhor caminho mesmo é prevenir. Saiba como.
As dores de costas são agravadas com o frio e já se tornaram a primeira causa de absentismo em Portugal. Para as combater há métodos inovadores como injeções de ozono, tratamentos com enzimas e cirurgias 3D. Mas o melhor mesmo é deixar o tabaco, ter atenção ao uso do telemóvel e aprender a lidar com o problema.
No dia Mundial da Coluna, o neurocirurgião Pedro Santos Silva explica quais os sintomas a ter em atenção e o que fazer para aliviar as dores lombares.
Remédios são a principal terapêutica usada. 80% dos portugueses já teve dor pelo menos uma vez.
Diana Madeira, Joana Cabral, Joana Caldeira e Patrícia Costa Reis foram as felizes contempladas na edição 2019.
O Prémio "Mulheres na Ciência" é atribuído anualmente a jovens investigadoras, entre os 30 e os 36 anos.
O "método inovador" de um paciente irlandês de 33 anos - com injeções diárias do próprio sémen durante ano e meio - valeu-lhe um abcesso subcutâneo.
Cavilha é colocada dentro do fémur e faz com que este cresça um milímetro por dia.
Em algum momento da vida, 90% da população sofrerá de dor lombar.
Em Maio de 2017, Cathryn Ramin publicou o segundo livro, Crooked, Outwitting the Back Pain Industry and Getting on the Road to Recovery, inspirado na sua experiência com dor nas costas
Todos os dias vejo homens e mulheres que, apesar de já terem sido medicados com todo o tipo de fármacos, mantêm aquela dor ao fundos das costas, algumas descrevem como moedeira, mau estar, "como se fosse um cão a ferrar"