Nascimento de “um dos mamíferos mais raros do mundo” poderá ajudar a evitar o desaparecimento desta espécie tão ameaçada, dizem especialistas.
O Jardim Zoológico de Chester, no Reino Unido, anunciou esta semana o nascimento da cria de Zuri, um rinoceronte negro oriental. A espécie está à beira da extinção, mas esta cria, uma fêmea, nasceu no passado dia 12 de novembro. Ao que parece os tratadores ficaram tão encantados com o momento que permitiram que fosse registado pelas câmaras.
REUTERS/David W Cerny
"Ser capaz de testemunhar o rinoceronte a entrar com segurança no mundo, diante dos nossos olhos, foi simplesmente o privilégio mais incrível", disse a gerente da equipa de rinocerontes, Emma Evison, à BBC. "É bastante incomum um rinoceronte dar à luz durante o dia, nós realmente não esperávamos que isso acontecesse à nossa frente."
Por enquanto, é importante que Zuri e a sua filhota passem algum tempo juntos. "Até agora a dupla tem sido inseparável e a pequena está a alimentar-se regularmente e a ganhar tamanho e peso", garantiu Emma Evison, acrescentando que a recém-nascida é "muito curiosa e cheia de energia".
REUTERS/David W Cerny
O Jardim Zoológico de Chester é conhecido por contribuir para a reprodução de espécies ameaçadas. O nascimento deste rinoceronte é assim mais "um passo positivo na salvaguarda da espécie".
"Zuri e a sua recém-nascida são uma prova da dedicação inabalável dos conservacionistas aqui em Chester, e em todo o mundo, que estão a trabalhar para proteger estes animais incríveis e garantir que eles prosperem por muito tempo no futuro", disse Mike Jordan, diretor de animais e plantas do jardim zoológico.
Atualmente existem menos de 600 rinocerontes negros orientais no Quénia, Tanzânia e Ruanda, o que faz com que sejam "um dos mamíferos mais raros do mundo", segundo os especialistas. Em África, apesar de o número de rinocerontes ter aumentado ligeiramente, sabe-se que já 95% desta espécie foi exterminada graças às caças ilegais. Foi "uma espécie que durante mais de um século foi caçada e caçada ilegalmente pelo seu chifre", disse Emma Evison.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.
É de uma ironia cruel que as pessoas acabem por votar naqueles que estão apostados em destruir o Estado Social. Por isso mesmo, são responsáveis pela perda de rendimentos e de qualidade de vida da grande maioria dos portugueses e das portuguesas.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.