Nascimento de “um dos mamíferos mais raros do mundo” poderá ajudar a evitar o desaparecimento desta espécie tão ameaçada, dizem especialistas.
O Jardim Zoológico de Chester, no Reino Unido, anunciou esta semana o nascimento da cria de Zuri, um rinoceronte negro oriental. A espécie está à beira da extinção, mas esta cria, uma fêmea, nasceu no passado dia 12 de novembro. Ao que parece os tratadores ficaram tão encantados com o momento que permitiram que fosse registado pelas câmaras.
REUTERS/David W Cerny
"Ser capaz de testemunhar o rinoceronte a entrar com segurança no mundo, diante dos nossos olhos, foi simplesmente o privilégio mais incrível", disse a gerente da equipa de rinocerontes, Emma Evison, à BBC. "É bastante incomum um rinoceronte dar à luz durante o dia, nós realmente não esperávamos que isso acontecesse à nossa frente."
Por enquanto, é importante que Zuri e a sua filhota passem algum tempo juntos. "Até agora a dupla tem sido inseparável e a pequena está a alimentar-se regularmente e a ganhar tamanho e peso", garantiu Emma Evison, acrescentando que a recém-nascida é "muito curiosa e cheia de energia".
REUTERS/David W Cerny
O Jardim Zoológico de Chester é conhecido por contribuir para a reprodução de espécies ameaçadas. O nascimento deste rinoceronte é assim mais "um passo positivo na salvaguarda da espécie".
"Zuri e a sua recém-nascida são uma prova da dedicação inabalável dos conservacionistas aqui em Chester, e em todo o mundo, que estão a trabalhar para proteger estes animais incríveis e garantir que eles prosperem por muito tempo no futuro", disse Mike Jordan, diretor de animais e plantas do jardim zoológico.
Atualmente existem menos de 600 rinocerontes negros orientais no Quénia, Tanzânia e Ruanda, o que faz com que sejam "um dos mamíferos mais raros do mundo", segundo os especialistas. Em África, apesar de o número de rinocerontes ter aumentado ligeiramente, sabe-se que já 95% desta espécie foi exterminada graças às caças ilegais. Foi "uma espécie que durante mais de um século foi caçada e caçada ilegalmente pelo seu chifre", disse Emma Evison.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.