Sábado – Pense por si

Shimao: a cidade que pode provar que a China é mais antiga do que pensava

Carolina R. Rodrigues 28 de agosto de 2018 às 09:02

Um estudo da Universidade de Zhengzhou, na China, levanta a possibilidade de reescrever a história do país com base nas novas descobertas.

Assume-se que a civilização chinesa tenha-se desenvolvido nas planícies centrais de Zhongyuan no fim do ano 2000 a.C. Porém, uma equipa de um estudo arqueológico realizado pela Universidade de Zhengzhou, na China, encontrou peças arqueológicas que remontam à Idade do Bronze num local baptizado como Shimao, que prova que terá havido uma sociedade complexa a habitar a zona, com presença de traços políticos e económicos, há cerca de 4300 anos – isto pode significar que o país é bastante mais antigo do que se pensa e que Shimao é provavelmente uma das maiores e mais antigas cidades do mundo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?