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"Recebemos o seu currículo." Como evitar chamadas de SPAM?

A PSP explica como os portugueses podem acabar as chamadas automatizadas de ofertas de emprego. Saiba como proceder neste tipo de situações.

Tem recebido várias chamadas automatizadas de ofertas de emprego ou de apresentação de produtos e não sabe como as contornar? A Polícia de Segurança Pública (PSP) partilhou na segunda-feira uma minuta, através das redes sociais, onde explica como pode acabar com as chamadas de spam.

Duarte Roriz/Sábado

"As empresas só podem contactá-lo para fins publicitários com o seu consentimento prévio e explícito", começa por explicar a publicação.

Para que tal seja possível, é preciso, em primeiro lugar, que seja enviado um pedido de remoção de dados para a empresa que realiza as chamadas de publicidade. Este pedido pode ser feito por telefone, e-mail ou mensagem e em ambos os casos deve ser registado o dia e a hora do pedido.

"Exmos. Senhores. Venho por este meio solicitar a remoção imediata do meu número de telefone [colocar número] da vossa base de dados utilizada para campanhas publicitárias ou contactos com fins de marketing. Nunca autorizei expressamente o tratamento dos meus dados pessoais para este fim, ou, caso tenha autorizado, retiro agora esse consentimento, nos termos do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Solicito ainda que me seja confirmada por escrito a remoção dos meus dados, bem como a origem da recolha dos mesmos. Com os melhores cumprimentos, [O seu nome completo], [Email ou contacto, se desejar resposta], [Data]."

Outra forma de assegurar que os dados pessoais são eliminados destas bases de dados é inscrevendo-se na lista de oposição ao marketing direto da Direção-Geral do Consumidor. O registo é gratuito.

Além demais, a PSP aconselha também os portugueses a bloquearem estes números. "Contacte a sua operadora de comunicações e pergunte se têm um serviço de bloqueio de spam - algumas oferecem este serviço gratuitamente."

No caso de estas chamadas persistirem, é aconselhável que apresente uma queixa na Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) "com o número que a contactou e a natureza da chamada".

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