Sábado – Pense por si

Morreu o capitão de Abril Diniz de Almeida

Leonor Riso
Leonor Riso 16 de maio de 2021 às 17:52
As mais lidas

Tinha 74 anos. Capitão Diniz de Almeida liderou a resistência do Ralis durante a tentativa de golpe de 11 de março de 1975.

Morreu o capitão de Abril Diniz de Almeida, que liderou a resistência do Regimento de Artilharia de Lisboa durante a tentativa de golpe de 11 de março de 1975. Tinha 74 anos. A informação foi confirmada àSÁBADOpelo coronel Vasco Lourenço, presidente da direção da Associação 25 de Abril. 

Diniz de Almeida foi um dos capitães do Movimento das Forças Armadas (MFA) que originou a revolução de 25 de Abril de 1974. 

A notícia sobre a morte de Diniz de Almeida, vítima de covid-19, foi avançada no Facebook por outro militar de Abril, Duran Clemente, e mais tarde confirmada por Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril.

"De Diniz Almeida lembro a enorme participação no dia 25 de Abril [de 1974] e o seu envolvimento intenso, nem sempre muito consensual, em todo o processo revolucionário", disse à Lusa Vasco Lourenço.

Eduardo Diniz de Almeida nasceu em Lisboa em 7 de julho de 1944, integrou o Movimento das Forças Armadas (MFA), que derrubou a ditadura em 1974, e tornou-se um dos rostos militares associados ao PREC – Processo Revolucionário em Curso.

A 11 de março de 1975, Diniz de Almeida travou a tentativa de golpe após um ataque aéreo ao Ralis por parte de tropas paraquedistas ligadas ao general António de Spínola. O general acabou por se refugiar em Espanha. 

Depois da tentativa de golpe, foi criado o Conselho da Revolução. 

Com Lusa