Sábado – Pense por si

Condecorar Spínola: os argumentos contra e a favor

Diogo Barreto
Diogo Barreto 12 de abril de 2022 às 14:00

Marcelo pretende condecorar o general Spínola com a Ordem da Liberdade, pelo papel que desempenhou no 25 de Abril. Mas há quem lembre os eventos que se seguiram à Revolução para contestar a decisão.

Marcelo Rebelo de Sousa propôs condecorar todos os membros da Junta de Salvação Nacional em 2024, o ano em que se celebram os 50 anos desde a Revolução dos Cravos. Os condecorados serão: os generais Costa Gomes, Diogo Neto, Carlos Galvão de Melo e António de Spínola; o capitão-de-fragata António Rosa Coutinho, o antigo primeiro-ministro Pinheiro de Azevedo e o brigadeiro Jaime Silvério Marques. Entre estes, houve um nome que levantou celeuma público: o do marechal Spínola.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.