Sábado – Pense por si

Mickey Mouse é domínio público. Abram alas aos filmes e jogos de terror

Luana Augusto
Luana Augusto 02 de janeiro de 2024 às 20:00

Desde o início do ano, qualquer pessoa pode usar a versão mais antiga de Mickey Mouse sem qualquer permissão. O filme Mickey Mouse's Trap e o videojogo Infestation 88 já o fazem: Mickey é um assassino.

A versão mais antiga e conhecida do Mickey Mouse entrou esta segunda-feira, 1 de janeiro, em domínio público - o que significa que a partir de agora qualquer pessoa poderá modificar e usar a personagem sem necessidade de permissão ou custo. Em 2024, já está confirmada a presença do famoso rato de Walt Disney no filmeMickey Mouse's Trap– que ao que tudo indica será o primeiro a tirar vantagem do domínio público da personagem – e ainda no videojogoInfestation 88.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.