NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Quando foi divulgada a lista dos dez vocábulos candidatos, a palavra "professor" foi justificada pelas "centenas de protestos por todo o país" pela "valorização da profissão".
"Professor" é a Palavra do Ano 2023 escolhida por perto de metade dos cerca de 90 mil participantes na iniciativa lançada pela Porto Editora no final de novembro, seguida por "médico" e "Inteligência Artificial", anunciou hoje o grupo editorial.
Cofina Media
Dos cerca de 90 mil participantes na escolha, através da plataforma 'online' da Porto Editora, 48,1% optou pela palavra "Professor", o que representa cerca de 43 mil votos neste termo, seguindo-se "médico", com 9,9%, e "Inteligência Artificial", com 9,8%, segundo os resultados hoje divulgados.
Quando foi divulgada a lista dos dez vocábulos candidatos à "Palavra do Ano", a palavra "professor" foi justificada pelas "centenas de protestos por todo o país" pela "valorização da profissão".
A questão reivindicativa justificou também a presença de "médico" entre as prováveis palavras do ano, pelo facto de os "médicos continuarem a reivindicar melhores condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde (SNS)".
"Inteligência Artificial", que ficou em 3.º lugar, foi justificada pela generalização do acesso a este 'software', levantando "questões sobre os riscos e oportunidades do seu uso".
A primeira metade da classificação final é completada com "inflação", no 4.º lugar, com 7,9%, e "habitação", no 5.º, com 6,7%.
Na segunda metade da tabela ficaram "conflitos" (5,8%), "jornada" (3,5%), "clima" (3,3%), "demissão" (2,8%) e, no último posto, "Navegadoras", termo pelo qual ficaram conhecidas as jogadoras da seleção portuguesa de futebol feminino, que recebeu 1,6% das intenções dos cibernautas participantes na escolha.
A eleição 'online' d'"A Palavra do Ano" existe há 15 anos, numa iniciativa da Porto Editora.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.