Sábado – Pense por si

Jovem portuguesa ficou em 2º lugar na segunda edição do Prémio Jovens Inventores

Íris Fernandes
Íris Fernandes 04 de julho de 2023 às 16:20

Filipa Rocha, de 27 anos, desenvolveu um sistema que torna a aprendizagem digital mais acessível às crianças com deficiência visual. O protótipo foi testado remotamente com cinco famílias.

Filipa Rocha foi uma das jovens empreendedoras premiadas pelo Instituto Europeu de Patentes (IEP), presidido pelo português António Campinos. O vencedor do Prémio Jovens Inventores foi anunciado na cerimónia híbrida do Prémio Inventor Europeu 2023, a 4 de julho de 2023, em Valência. A portuguesa, de 27 anos, foi distinguida no âmbito do Prémio Inventor Europeu 2023. O que desenvolveu? Chama-lhe de 'Block-based Accessible Tangible Programming Systems' ou BATS. De forma simples, é um sistema de codificação baseado em blocos e uma linguagem de programação para facilitar o acesso à educação digital por crianças com deficiência visual.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.