Sábado – Pense por si

Famosos que gostam de fotografar

São autodidatas, na sua maioria: figuras públicas que andam de máquina a tiracolo ou disparam com o telemóvel. Veja os vídeos.

A fotografia funciona como uma "poderosa ferramenta de alerta", diz Catarina Furtado. Caso prático: quando em 2019 a apresentadora fez reportagens em campos de refugiados, para o seu programaPríncipes do Nada(RTP), recorreu ao telemóvel para denunciar com imagens as maiores carências. "Em Vathy, na ilha grega de Samos, as pessoas vivem com ratos, ratazanas, cobras. Há tendas acumuladas onde o frio, a chuva e a violência fazem o dia a dia destas pessoas, a quem a comunidade internacional não resolve o problema: acelerar o seu processo de requerimento de asilo e alojá-las num país seguro", denuncia a também Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), preocupada com o agravante da pandemia nestes locais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.