Sábado – Pense por si

Famosos que gostam de fotografar

São autodidatas, na sua maioria: figuras públicas que andam de máquina a tiracolo ou disparam com o telemóvel. Veja os vídeos.

A fotografia funciona como uma "poderosa ferramenta de alerta", diz Catarina Furtado. Caso prático: quando em 2019 a apresentadora fez reportagens em campos de refugiados, para o seu programaPríncipes do Nada(RTP), recorreu ao telemóvel para denunciar com imagens as maiores carências. "Em Vathy, na ilha grega de Samos, as pessoas vivem com ratos, ratazanas, cobras. Há tendas acumuladas onde o frio, a chuva e a violência fazem o dia a dia destas pessoas, a quem a comunidade internacional não resolve o problema: acelerar o seu processo de requerimento de asilo e alojá-las num país seguro", denuncia a também Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), preocupada com o agravante da pandemia nestes locais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.