Sábado – Pense por si

Como lidar com os medos das crianças

Liliana Garcia 16 de outubro de 2024 às 23:00

Carminho tem medo do escuro e de acordar sem os pais, Mateus tem receio da morte da família, Pedro teme a sua própria morte e Diana tem um diagnóstico de ansiedade generalizada. A SÁBADO falou com quatro mães e com vários especialistas para perceber o que fazer nestas situações.

Carminho tem medo do escuro e de acordar sem os pais. Com 7 anos, adormecer tornou-se uma tarefa complicada lá em casa, mas nem sempre foi assim. Quando era bebé dormia com tranquilidade, tanto que aos 8 meses começou a passar a noite no seu quarto. No entanto, quando nasceu a irmã Margarida, os medos de Carminho começaram a acentuar-se. Em 2023, com a entrada no primeiro ciclo, surgiram mesmo sinais de ansiedade. Começou a ter tiques nervosos, suspiros profundos, tosse e fungadelas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.