Sábado – Pense por si

Aquecimento global "é a maior crise que a Humanidade enfrenta", diz Greta Thunberg

"Isto é, acima de tudo, uma emergência e não é apenas qualquer emergência. É a maior crise humanitária alguma vez vivida", defende ativista de 16 anos.

A jovem ativista ambiental suecaGreta Thunbergdefendeu hoje que o aquecimento global "é a maior crise que a humanidade enfrenta", considerando que nada está a ser feito para a travar.

Greta Thunberg, 16 anos, falava perante dirigentes políticos na Austrian World Summit, uma cimeira que se realiza em Viena contra as alterações climáticas, apoiada pelo ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, que nasceu na Áustria.

"Isto é, acima de tudo, uma emergência e não é apenas qualquer emergência. É a maior crise que a humanidade enfrenta", afirmou.

A adolescente, que tem inspirado muitos jovens num protesto mundial contra as alterações climáticas, conhecido como "greve climática", criticou os políticos por apregoarem que "as alterações climáticas são muito importantes", prometendo que "vão fazer tudo o que podem para as travar", mas depois querem construir mais aeroportos e novas autoestradas e centrais termoelétricas a carvão.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.