Sábado – Pense por si

Adaptar o ensino ao cérebro

Lucília Galha
Lucília Galha 10 de fevereiro de 2023 às 20:00

Os professores usam técnicas que não são adequadas à mente das crianças e isso prejudica o seu rendimento escolar, diz a psicóloga Joana Rato. Até a disposição das mesas é importante.

Émais ou menos senso comum que a atenção é um recurso limitado. Mas tem ideia quanto? O que a ciência diz é que qualquer pessoa é capaz de se manter atenta pelo menos 10 minutos. A partir daí varia. Os mais novos têm mais dificuldade em manter o foco e isso também tem uma explicação. Existem três circuitos diferentes no cérebro que dizem respeito à atenção. O circuito da chamada atenção executiva, aquela que nos ajuda a aprender, está presente no córtex pré-frontal. Precisamente a estrutura do cérebro que só fica completamente desenvolvida no fim da adolescência. Daí que seja importante os professores perceberem como usar este recurso nas aulas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.