Sábado – Pense por si

Abusos: o que é que a igreja fez lá fora?

Lucília Galha
Lucília Galha 16 de março de 2023 às 20:00

Em Portugal, os bispos garantiram apoio nas despesas de saúde mental. Esta quinta-feira, 16, faz um mês que a Comissão Independente revelou a existência de 4.815 vítimas.

Esta quinta-feira, 16, passam 31 dias da apresentação do relatório da Comissão Independente sobre os abusos sexuais na Igreja. Mas ainda são poucas as consequências concretas do relatório que deu a conhecer a existência de, pelo menos, 4.815 vítimas em Portugal. O psiquiatra Daniel Sampaio revela à SÁBADO que a falta de clareza e descoordenação no seio da instituição só tem contribuído para “agravar os sintomas de ansiedade e depressão das vítimas”. “As vítimas não sentem que os seus testemunhos foram validados”, diz. A comissão continua a receber pedidos de ajuda via email, de pessoas que fizeram denúncias e de outras que querem saber onde se dirigir para ter acompanhamento. “As vítimas neste momento estão sem apoio, as urgências de psiquiatria são a única opção”, alerta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.