Sábado – Pense por si

"A pandemia do medo pode ser maior que a da Covid-19"

Lucília Galha
Lucília Galha 10 de setembro de 2020 às 11:51

As consequências da pandemia ao nível da saúde mental estão ainda por apurar, mas uma coisa é certa: há cada vez mais pessoas em desespero e com ideações suicidas. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Os números dão que pensar: diariamente, em todo o mundo, suicidam-se aproximadamente 3 mil pessoas, uma a cada 40 segundos. E as estimativas para 2020 são ainda mais desanimadoras: apontam para que o número anual de suicídios atinja os 1,5 milhões. Há um problema ainda maior: sabe-se que as estatísticas oficiais não refletem a verdadeira dimensão do fenómeno.   

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?