Sábado – Pense por si

“Vêm aí outras pandemias e esta não se vai embora nunca mais”

Vanda Marques
Vanda Marques 08 de agosto de 2020 às 10:00

Com 72 anos, o seu trabalho preferido é acompanhar investigadores à procura de vírus. David Quammen, autor do livro Contágio, alerta para o que nos espera

Já andou à procura de galinhas com influenza, de morcegos com SARS, e do ébola. Foi perseguido por elefantes, dormiu ao relento e entrevistou cientistas e sobreviventes das piores epidemias. Conheceu casos que até surpreendem os cientistas, como o de Sophiana, que perdeu a família para o ébola e nunca ficou doente. David Quammen, norte-americano, investiga as doenças zoonoses – infeções transmissíveis de animais para humanos. Os seus livros parecem histórias de detetives, mas 100% reais. Em 2012, escreveu Contágio – Uma História dos Vírus que Estão a Mudar o Mundo – agora editado em Portugal pela Objetiva – em que alertava para a "big one": uma pandemia de um vírus desconhecido que passaria de animais para humanos e seria muito pior do que todas as outras. Ainda não sabia o nome, mas seria a Covid-19. David Quammen já está a preparar o novo livro sobre a pandemia e quer partir para Wuhan, na China.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Por nossas mãos

A magia de como cortar o IRC

Em 2022, um artigo científico comparou 441 estimativas de 42 diferentes estudos. A sua conclusão foi de que não podem rejeitar a hipótese de uma descida de IRC não ter impacto no crescimento. Isto quer dizer que, mesmo depois de 441 estimativas, não podemos ter a certeza que exista.