Sábado – Pense por si

A incrível história da filha do diretor da PIDE

Vanda Marques
Vanda Marques 18 de setembro de 2022 às 10:00

Casada com um diplomata suíço, criada na elite do Estado Novo, Ana Silva Pais abandonou tudo pela revolução cubana. Foi tradutora de Fidel e só voltou a Portugal para ajudar o pai, Silva Pais.

Quando o avião da Cubana Aviación aterra em Havana, Annie Silva Pais espera que todos os passageiros saiam. Um cubano, vestido à civil, que saiu do carro do médico de Fidel Castro, aparece à sua procura. A filha do diretor da PIDE sabe que lá fora, na pista do aeroporto de Havana, está o marido. Naquela tarde de 25 de outubro de 1965, a pouco mais de 100 metros do avião, Raymond segura um ramo de flores. “Ansioso, Sr. Quendoz? Está à espera de alguém?”, pergunta René Vallejo, médico de Fidel Castro. “Annie”, responde o marido, membro do Serviço de Interesses Estrangeiros da Embaixada da Suíça.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?