
De "3 Mulheres" a "O Atentado": 8 séries para perceber o 25 de Abril
Nos catálogos da RTP Play, da OPTO, da Netflix, da HBO e da Prime Video Portugal há várias obras de ficção televisiva que vale a pena recuperar para compreender Abril.
Nos catálogos da RTP Play, da OPTO, da Netflix, da HBO e da Prime Video Portugal há várias obras de ficção televisiva que vale a pena recuperar para compreender Abril.
Os rostos, a alegria, as ruas, os episódios inusitados e a queda de um regime. Estas são as imagens icónicas explicadas por quem as fez.
Cinco “capitães de Abril” contam os bastidores, os imprevistos e os contra-ataques do regime durante as longas horas do golpe que acabou com o Estado Novo.
A atriz, que faz de Jéssica em "Morangos com Açúcar", confessa que a crise que o País e o mundo atravessam a assusta. Não entende os ataques à comunidade trans e diz que gostava de conhecer o Presidente Marcelo.
Casada com um diplomata suíço, criada na elite do Estado Novo, Ana Silva Pais abandonou tudo pela revolução cubana. Foi tradutora de Fidel e só voltou a Portugal para ajudar o pai, Silva Pais.
Na semana em que morreu Isabel II, trazemos-lhe um especial de 30 páginas sobre a Rainha de Inglaterra. Mas encontra também a história de Annie, a filha rebelde do diretor da PIDE; e entrevistas com a multipremiada cientista Renata Gomes e a psicóloga Joana Amaral Dias.
Em julho de 1975, Otelo Saraiva de Carvalho esteve nove dias com Fidel e Raúl Castro. Em 2016 recordou à SÁBADO como viveu esses momentos.
Estão em cada esquina, são o destino de estradas e trilhos: os poços, as lagoas e as cascatas fazem da ilha das Flores um oásis de água doce e um paraíso para umas férias de aventura na natureza.
Mais de 10 milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro são chamados a votar nas eleições deste domingo. As urnas já abriram.
Nesta edição, pode ler a história do maior ataque em democracia a um direito fundamental: a liberdade de imprensa. Mas não espere grandes consequências. No final, todos acabam com "Muito Bom" na avaliação.
Sidónio Pais liderou um golpe de Estado, tratado como um "herói" e até recebeu um epíteto de Fernando Pessoa. A 14 de Dezembro de 1918, foi assassinado por um activista republicano na Estação do Rossio, em Lisboa.
Faz hoje 50 anos que o ditador caiu. Só um mês após o acidente lhe foi diagnosticado um hematoma intracraniano. Nove dias depois da operação, um AVC incapacitou-o
Mandaram no Estado Novo e em democracia. Governaram nas colónias e em Lisboa. A SÁBADO foi procurar as raízes de Marcelo Rebelo de Sousa quando se tornou conselheiro de Estado de Cavaco Silva.
O ministro dos Negócios Estrangeiros definiu como uma das prioridades melhorar a balança comercial de bens. O ministro falava na sessão que assina a 20.ª edição do Inov Contacto.
Enquanto despia, humilhava e espancava as suas vítimas na sede da polícia política, perguntava: "Fala ou não fala, sua puta?" Chamavam-lhe Pide Leninha
A operação levada a cabo pelo Fundo ECS Capital "não é susceptível de criar entraves significativos à concorrência".