Sábado – Pense por si

“Muitos adultos aprenderam a ler com a Rua Sésamo”

Vanda Marques
Vanda Marques 04 de fevereiro de 2020 às 21:47

Licenciou-se em Letras e foi diretora pedagógica da Rua Sésamo, o programa televisivo que estreou há 30 anos. Em 2014, recebeu a Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Ainda hoje, Maria Emília não se esquece da história da criança que repreendia os pais por não quererem ir lavar os dentes a seguir ao jantar, tal como ensinava aRua Sésamo. A especialista em educação é abordada por pessoas que lhe falam do programa que estreou na RTP a 6 de novembro de 1989 - passaram agora 30 anos. Recorda que foi revolucionário numa altura em que só 30% das crianças portuguesas - dos 3 aos 5 anos - andavam no jardim de infância. Mais nenhum programa infantil teve o mesmo impacto do Poupas, do Ferrão e companhia. A antiga diretora pedagógica é hoje, aos 77 anos, presidente do Conselho Nacional de Educação e diz que a escola tem de ser repensada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.