Sábado – Pense por si

“Muitos adultos aprenderam a ler com a Rua Sésamo”

Vanda Marques
Vanda Marques 04 de fevereiro de 2020 às 21:47

Licenciou-se em Letras e foi diretora pedagógica da Rua Sésamo, o programa televisivo que estreou há 30 anos. Em 2014, recebeu a Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Ainda hoje, Maria Emília não se esquece da história da criança que repreendia os pais por não quererem ir lavar os dentes a seguir ao jantar, tal como ensinava aRua Sésamo. A especialista em educação é abordada por pessoas que lhe falam do programa que estreou na RTP a 6 de novembro de 1989 - passaram agora 30 anos. Recorda que foi revolucionário numa altura em que só 30% das crianças portuguesas - dos 3 aos 5 anos - andavam no jardim de infância. Mais nenhum programa infantil teve o mesmo impacto do Poupas, do Ferrão e companhia. A antiga diretora pedagógica é hoje, aos 77 anos, presidente do Conselho Nacional de Educação e diz que a escola tem de ser repensada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.