Sábado – Pense por si

Como se fez a Rua Sésamo na Rússia

Susana Lúcio
Susana Lúcio 11 de dezembro de 2022 às 10:00

Assassinatos, ataques bombistas e rusgas policiais não deveriam estar associados ao famoso programa infantil. Mas foi o que aconteceu com o Ulitsa Sezam.

Quando soldados russos, armados com kalashnikovs, irromperam pelo escritório de produção, Natasha Lance Rogoff pensou que era o fim da versão russa da Rua Sésamo. Os homens confiscaram guiões e desenhos de cenários do programa infantil. Levaram equipamento e até a mascote da produção: um Elmo em tamanho real. “Pensei: game over”, escreve a produtora norte-americana no livro Muppets in Moscow: The Unexpected Crazy True Story of Making Sesame Street in Russia (os marretas em Moscovo: a inesperada louca história verdadeira de produzir a Rua Sésamo na Rússia), publicado em outubro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.