Sábado – Pense por si

Vacinas contra a gripe estão esgotadas na Madeira

"Já foram encetados esforços com o objetivo de antecipar a entrega de nova remessa de vacinas, inicialmente prevista para o final de outubro", garante secretário regional da Saúde.

As vacinas contra a gripe estão esgotadas na Madeira depois de terem sido administradas mais de 12 mil doses desde o início da campanha de vacinação, a 27 de setembro, anunciou hoje o Governo Regional.

A informação divulgada pelo gabinete do secretário da Saúde e Proteção Civil da Madeira destaca que a campanha registou "uma forte adesão" por parte da população, o que resultou na falta destas vacinas, que "foram rapidamente esgotadas".

Este departamento do executivo madeirense aponta que "já foram encetados esforços com o objetivo de antecipar a entrega de nova remessa de vacinas, inicialmente prevista para o final de outubro".

Devido a esta situação, os centros de vacinação em funcionamento "apenas disponibilizarão à população a vacina contra a covid-19", realça a secretaria da Saúde madeirense.

A nota conclui que "assim que sejam rececionadas mais vacinas contra a gripe" os serviços de saúde do arquipélago vão transmitir a informação à população.

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.