Mais de 60% das pessoas em cidades europeias apoiam a ideia de um dia sem carros por semana.
Um dia por semana sem carros poupará o equivalente a 03% a 05% do gasóleo e gasolina consumidos em meio urbano, indica um estudo hoje citado pela associação ambientalista Zero.
carros automoveis
A propósito do Dia Mundial Sem Carros, e também Dia Europeu sem Carros, que hoje se assinala, destinado a sensibilizar para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário nas cidades, a associação diz que um novo estudo revela que 62% das pessoas em cidades europeias apoiam a ideia de um dia sem carros por semana.
O estudo foi feito no âmbito da Campanha Cidades Limpas, um consórcio europeu que a Zero integra.
A associação lembra a atual crise energética na Europa para dizer que "é urgente reduzir a dependência do continente em relação ao petróleo e gás", e acrescenta que um dia sem carros por semana seria fundamental para a poupança energética e poderia ter um papel determinante na mitigação dos efeitos da crise atual.
O estudo "revela que um único dia semanal sem carros nas principais cidades europeias poderá poupar entre 541 e 945 mil barris de petróleo em cada dia em que é implementado (dependendo do dia da semana) -- ou seja, o equivalente a 3-5% de todo o consumo de gasóleo e gasolina em meio urbano na Europa (que representa cerca de 23% das emissões e uso de energia), ou o equivalente a cerca de 40% de todo o consumo anual de petróleo em Portugal ou o consumo inteiro de petróleo de países como a Estónia, Letónia e Lituânia", diz a Zero em comunicado.
Dias sem carros, refere a Zero, não obrigam a novas infraestruturas, a regulamentos complexos ou grandes despesas, e permitem também uma melhoria do ar.
A associação recomenda que as cidades devem, generalizadamente, adotar dias semanais sem carros e promover o transporte público, com o apoio do Governo, que deve melhorar e densificar o transporte público.
Hoje, para assinalar a efeméride, no dia em que termina a semana europeia da mobilidade, o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, convidou os membros do Governo a deslocarem-se para o Conselho de Ministros utilizando meios sustentáveis de mobilidade.
E várias cidades do país vão assinalar o Dia Europeu sem Carros, com ações de sensibilização e promoção de atividades desportivas, incluindo as caminhadas e o uso da bicicleta.
Um dia por semana sem carros poupa 3% a 5% de combustíveis em meio urbano
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.
É de uma ironia cruel que as pessoas acabem por votar naqueles que estão apostados em destruir o Estado Social. Por isso mesmo, são responsáveis pela perda de rendimentos e de qualidade de vida da grande maioria dos portugueses e das portuguesas.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.